MESTRADO EM AGROECOSSISTEMAS DA UTFPR-DV IMPLANTA EXPERIMENTO INOVADOR COM ERVA-MATE

September 08, 2016

            O chimarrão é uma das bebidas mais apreciadas no Brasil, principalmente no Sul do país, onde seu uso principalmente como a conhecida bebida, servida quente ou fria, é apreciada pela maioria das pessoas.

            A erva-mate tem ampliado seus usos para além do chimarrão, fomentando uma cadeia produtiva que tem sido base para a fabricação de cosméticos, chás, refrigerantes, cerveja e até ração animal, além de outros vários produtos que estão sendo pesquisados.

            Para que isso aconteça, as pesquisas devem avançar no sentido de produzir e testar materiais genéticos que apresentem características superiores de produtividade, resistência a pragas e doenças e também com diferentes sabores e teores de componentes químicos benéficos à saúde. Assim, em um futuro próximo, poderão ser conhecidos materiais genéticos de erva-mate com caracteres apropriados aos diferentes gostos das pessoas e também os mais indicadores para produtos diversos.

            Pensando em apoiar o desenvolvimento regional da cadeia produtiva da erva-mate, baseada em pequenas propriedades rurais, o Mestrado em Agroecosssitemas da UTFPR Dois Vizinhos, em parceria com a Empresa Eco-Chapecó e a Embrapa Florestas, com apoio do Ibramate, instalou experimento que testará o desenvolvimento e a qualidade de 32 progênies de erva-mate para a região de Dois Vizinhos. O trabalho de mestrado do Engenheiro Florestal Ítalo M. G. Amaral, orientado pelos Professores Eleandro José Brun e Américo Wagner Jr. testará o desenvolvimento dos materiais genéticos e a sua qualidade, em um experimento que poderá responder, dentro de cerca de oito anos, quais materiais genéticos são mais produtivos e de melhor qualidade para a região Sudoeste do Paraná. O trabalho também testa o desenvolvimento de algumas progênies em condições de sombreamento sob floresta nativa e em plantio de eucalipto, dando base ao trabalho de conclusão de curso da estudante de Engenharia Florestal Ana Carolina Ricardi, integrante da equipe do projeto e do Grupo de Pesquisa em Silvicultura e Sistemas Integrados de Produção da UTFPR.

            Através desse e de outros estudos, a UTFPR-DV participa de um grande grupo de trabalho que integra pesquisadores de todo o Brasil na pesquisa e desenvolvimento da cadeia produtiva da erva-mate, coordenado pelo Ibramate – Instituto Brasileiro do Mate.

1 / 1

Please reload

Programa de Pós-Graduação em Agroecossistemas (PPGSIS)

Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Câmpus Dois Vizinhos

Estrada para Boa Esperança, Km 04, Comunidade São Cristóvão, CEP 85.660-000

Dois Vizinhos - Paraná - Brasil

Fone: +55 (46) 3536-8922 ou 8907